Estratégia Local de Habitação de Peso da Régua
O documento "Estratégia Local de Habitação de Peso da
Régua" merece o maior interesse e atenção por parte do Partido Socialista do
Peso da Régua.
De notar, que a habitação social sempre foi uma das preocupações dos executivos liderados pelo Partido Socialista no nosso concelho. Como exemplos mais significativos damos destaque:
- à intervenção no Bairro Calouste Gulbenkian (Bairro Branco), quer na parte interna e externa das habitações, bem como nos arruamentos e zonas envolventes às habitações, levada a cabo pelo executivo presidido pelo Comendador Renato Aguiar;
- à construção do Bairro da Azenha, comparticipado pelo Instituto Nacional da Habitação, que ocorreu durante o executivo liderado do Dr. Vitor Almeida;
- à intervenção efetuada no Bairro das Alagoas, no âmbito do projeto «Velhos Guetos, Novas Centralidades», cuja candidatura e aprovação aconteceu no último mandato do executivo presidido pelo Dr. Vitor Almeida.
De inteira justiça, há também que referir o Bairro da Avenida Diocese de Vila Real, construído no mandato presidido pelo Prof. Álvaro Mota.
Após 12 anos sem que nada de verdadeiramente estrutural e relevante tenha acontecido no concelho nesta área, saudamos que o executivo esteja neste momento a demonstrar a sua preocupação por este setor de forte impacto nas vidas do Reguenses.
O Partido Socialista associar-se-á, sempre, a qualquer medida que permita uma melhor oferta de habitação condigna e acessível às famílias mais carenciadas do nosso concelho.
Para além das questões relacionadas com a habitação social, deverá o executivo procurar disponibilizar e/ou usar todos os meios jurídicos e financeiros, para resolver, definitivamente, as situações de imóveis degradados inseridos na malha urbana do concelho. Mais do que visivelmente desagradáveis, são em grande parte casos de saúde e segurança pública.
O Partido Socialista identifica-se com as preocupações e estratégias orientadoras apresentadas neste plano, mas não pode deixar passar em claro o facto deste executivo ter já celebrado um contrato de assessoria técnica, por ajuste direto, antes deste documento ter vindo a discussão nesta Assembleia.