Linha do Douro - Esclarecimento

21-11-2019

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista do Peso da Régua, atendendo às notícias e comunicados realizados no passado dia 19 de novembro sobre o processo de Eletrificação da Linha do Douro, vem apresentar os seguintes esclarecimentos:


PONTO 1 - Para o Partido Socialista do Peso da Régua a Eletrificação da Linha do Douro, em particular o troço Marco de Canaveses / Régua, é uma obra vital e estruturante para o concelho e para toda a Região Duriense.


PONTO 2 - Confrontados com a notícia publicada pelo Jornal de Notícias, de que a obra de Eletrificação da Linha do Douro estaria cancelada, o Partido Socialista do Peso da Régua encetou contactos com o Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos e o Sr. Deputado Francisco Rocha. Ambos foram taxativos: a notícia era FALSA, não havendo nenhum cancelamento, desistência ou suspensão da obra em questão. Esta posição foi assumida publicamente, à margem da assinatura do Acordo de Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, em Lisboa, pelo Sr. Ministro Pedro Nuno Santos, ao final da manhã, onde esclareceu que foram dificuldades técnicas evidenciadas pelo consórcio projetista que obrigaram à revogação do contrato, estando já em fase de contratação um novo consórcio pela IP - Infraestruturas de Portugal.


PONTO 3 - Ao início da tarde, através da página oficial do Facebook do Município do Peso da Régua, o Sr. Presidente da Câmara Municipal reage no mesmo registo que a notícia difundida pelo Jornal de Notícias, com o seguinte título: INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL CANCELAM ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO DOURO ATÉ À RÉGUA. Esta publicação, que devia ter sido devidamente escrutinada e ponderada, sustentada numa notícia FALSA, colocou o Município do Peso da Régua, uma vez mais, numa situação de fragilidade enquanto parte interessada no processo. 


Esta reação foi de tal ordem inoportuna por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal, que teve a necessidade de se retratar, por força das evidências, agora no seu perfil pessoal do Facebook, afirmando que, afinal, a eletrificação da linha até Peso da Régua será uma realidade no âmbito do atual Quadro Comunitário - Portugal 2020. Em menos de 12 horas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal teve a capacidade de dizer tudo e o seu contrário.


PONTO 4 - Para o Partido Socialista do Peso da Régua não é novidade este modo de atuar do Sr. Presidente da Câmara Municipal. Primeiro, de forma intempestiva, lança o alarme e a dúvida para a praça pública, para, de seguida, ser desmentido pelos visados ou fazer um "mea culpa" das suas próprias atoardas. Relembramos que, ainda há um mês, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, tendo por base "informações não oficiais", afirmou que estava em marcha a extinção de serviços na Linha do Douro. Em menos de 3 horas o Sr. Presidente da Câmara Municipal já tinha sido esclarecido, pelo Presidente da CP, que a desconfiança suscitada publicamente, tendo por base "informações não oficiais", tinha sido completamente despropositada.

Outros episódios foram suscitados pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, como o encerramento da Linha do Douro para obras, em 2017; a supressão de composições e horários, em 2018; a data de reabertura do troço Caíde/Marco de Canaveses, em 2019. 


A verdade é que NÃO HOUVE encerramento da Linha do Douro para obras; NÃO HOUVE supressão de composições e horários; e o prazo de execução da obra do troço Caíde/Marco de Canaveses foi CUMPRIDO, aberto a 1 de abril de 2019 como previsto. Esta tem sido a postura, precipitada, com que o Sr. Presidente da Câmara Municipal tem gerido esta e outras questões. 

Afirmamos que estas tomadas de posição, para além de nada acrescentarem à discussão, têm servido, sobretudo, para disfarçar a inexistência de uma estratégia a médio prazo para o concelho do Peso da Régua e para camuflar o sufoco financeiro em que o Município se encontra.


Ponto 5 - Estes são os factos, disponíveis e ao alcance de todos. Os Reguenses são livres de realizar as interpretações que bem entenderem. Estamos, como sempre estivemos, sem qualquer tipo de complexos e pressões, disponíveis para discutir, nos órgãos onde temos representação, todo e qualquer assunto, tendo como pressuposto falar verdade aos Reguenses.


PONTO 6 - Reiteramos a importância desta obra para Peso da Régua e para o Douro, assumindo o compromisso de que acompanharemos o desenvolvimento deste processo, e exerceremos todos os esforços e as necessárias diligências para a sua concretização junto do Governo de Portugal.


Peso da Régua, 21 de novembro de 2019